24 de mar. de 2009

tá liberado!

A wikipedia diz que os direitos autorais duram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao falecimento do autor. Além das obras em que o prazo de proteção aos direitos excedeu, pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores; as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal aos conhecimentos étnicos e tradicionais. Mas Domínio Público também é o portal brasileiro de pesquisa de textos, músicas, vídeos e imagens de tudo aquilo que poder ser baixado sem peso na consciência.

A aeronave Demoiselle de Alberto Santos Dumont, achada aqui

Existe outro depósito, o Internet Archive, no mesmo estilo do portal brasileiro. Lá dá pra ver na íntegra os filmes do Buster Keaton, entre uma infinidade de documentos, imagens e vídeos.

Na mesma linha de download mas com outro formato de jurisdição é o Creative Commons , um tipo de licença que diz nem todos os direitos reservados. A filosofia do CC é compartilhar, criar idéias em colaboração, como a wikipedia, a GNU GPL (Licença Pública Geral) do software livre. Para alguns pensadores da era da informação, esse é o futuro da internet. No presente isso já acontece, mas com emule, torrent, piratebay...

Nenhum comentário: