2 de mar. de 2008

19, 20 e 21

Se no século passado os senhores do planejamento urbano discursavam sobre o desenvolvimento das cidades, no de hoje procura-se o que fazer com o autônomo caos urbano. Os dados comprovam o absurdo fantástico de ser agora homo urbs. Em 1800 menos de 3% da população mundial viviam em cidades, 208 anos depois e com uma população 6,6 vezes maior, mais da metade das pessoas vivemos num espaço urbano, nestas super-cidades, megalópoles e hiper-centros saturados.

Pra compreender esse dilema e quais os desafios e oportunidades que surgirão num futuro próximo, uma equipe multidisciplinar está organizando o projeto 19.20.21., que estudará o fenômeno das cidades durante 5 anos, tendo como estudo de caso
19
cidades com
20
milhões de pessoas no
21º século
Dessas 19 cidades, uma é sampa e outra é a maravilhosa, que contam respectivamente com 18,3 milhões e 11,4 milhões de pessoas!!

O estudo de 5 anos é um censo ambicioso que certamente descobrirá informações importante para o planejamento urbano e entendimento da sociedade deste século. No site 19.20.21.org, o projeto de pesquisa é apresentado de forma didática com dados interessantes sobre o desenvolvimentos das cidades nos últimos séculos. Mas falta esclarecimento sobre as organizações envolvidas no projeto, e denota uma tendência mercadológica.
Pena que 19.20.21. tem cheiro de dólar...

achado no treehugger

Nenhum comentário: