20 de mar. de 2009

quando no alto

No século XIX foi encontrado no Iraque um poema babilônico que narra o mito da criação do mundo. O poema começa com Quando no alto, ou mais exatamente, Enuma Elish, o qual passou a ser o nome do poema: "Quando no alto não se nomeava o céu, e em baixo a terra não tinha nome..."
Pesquisadores relacionam Enuma Elish com o Gênesis pelas diversas similaridades, como os seis dias de criação, seguido de um dia de descanso e em Enuma Elish há a criação de seis deuses e um dia de descanso.Talvez a mesma raiz, talvez um controlv adaptado.
O professor de arquitetra Joseph Rykwert, no livro A Casa de Adão no Paraíso, resume a epopéia assim :
Marduk (deus protetor da cidade de Babilônia) criou o mundo como conhecemos matando o monstro feminino Tiamat, o dragão da escuridão e das águas profundas. Marduk primeiro envolveu Tiamat numa rede e, quando esta escancarou sua boca-inferno para engoli-lo, fez com que os ventos soprassem sobre ela, para mantê-la aberta, disparando então uma flecha que atravessou seu coração. Os aliados de Tiamat fugiram e Marduk capturou seu cônjuge Kingu, de quem tomou um objeto ritual importante, as "Tábuas do Destino", que se converteram numa de suas insígnias reais. Marduk então esmagou o crânio de Tiamat com sua clava e abriu suas artérias. O sangue foi carregado pelos ventos e Marduk cortou seu corpo gigantesco ao meio, "como uma bolsa de couro"; da metade inferior fez a terra, erguendo a metade superior para com ela fazer o céu. Mediu o firmamento com uma vara e nele construiu sua morada. Posteriormente, Kingu foi julgado e executado e de seu sangue foram criados os primeiros homens.

Tiamat e Marduk
É lamentável que o berço de civilizações, como é o Iraque, uma terra tão rica em história da humanidade, foi arrasada por razões (razão?) econômicas. A resignação é que isso é a história da humanidade. E isto já é outra lamentação.


fonte:
A casa de Adão no paraíso: a idéia da cabana primitiva na história da arquitetura / Joseph Rykwert. São Paulo. Editora Perspectiva 2003
http://pt.wikipedia.org/wiki/Enuma_Elish

Nenhum comentário: